Efeito do lodo de esgoto caleado e não caleado no pH de solos de diferentes texturas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.040204Palavras-chave:
biossólido, caleação, argilaResumo
O lodo de esgoto é um resíduo que pode ser utilizado na agricultura devido à presença de matéria orgânica e nutrientes. Entretanto, deve ser estabilizado e higienizado, sendo a aplicação de cal virgem uma possibilidade de tratamento através da elevação do pH. Assim, o objetivo do trabalho é avaliar o pH em solos de diferentes texturas submetidos a doses de lodo de esgoto caleado e não caleado. O experimento foi composto por um fatorial triplo 2 x 3 x 6, no qual foi utilizado dois tratamentos (não caleado e caleado), três texturas de solo (arenosa, média e argilosa) e seis doses de lodo de esgoto (0, 5, 10, 20, 40 e 80 t ha-1), com três repetições. A dose necessária a dose de cal virgem para elevar o pH em 12 foi de 44 kg m-3 e 72 kg m-3, no período de 2 e 72 horas, respectivamente. O lodo de esgoto não caleado causou redução acentuada do pH do solo aos 21 dias, resultado do processo de decomposição e nitrificação, e a aplicação com de 80 t ha-1 reduz o pH em 4,8%, 9,9% e 9,6%, para a textura arenosa, média e argilosa. O lodo caleado apresentou alta reatividade no solo aos sete dias, com redução da reação de alcanilização ao longo do tempo. No geral, para solo arenoso, o valor de pH ficou em torno de 7,6, sendo que para os solos médio e argiloso o valor de pH ficou em 7,4, na dose 80 t ha-1.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Karen Andreon Viçosi, Giovanni de Oliveira Garcia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.