Composição química do óleo essencial de genótipos de Eucalyptus suscetíveis e resistentes à vespa galhadora Leptocybe invasa Fisher & La-Salle, 2004 (Hymenoptera: Eulophidae)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.027202Palavras-chave:
vespa-da-galha, óleo essencial, composição químicaResumo
Os eucaliptos são árvores nativas da Austrália e são cultivadas em várias regiões do mundo. Em sua expansão mundial, vários insetos nativos e exóticos passaram a usar essas plantas para sua sobrevivência. Leptocybe invasa Fisher & La-Salle, 2004 (Hymenoptera: Eulophidae) é uma vespa galhadora que põe ovos nas folhas, ramos jovens e pecíolos causando galhas. Este trabalho teve como objetivo comparar a composição química de genótipos de eucalipto e relacioná-la à resistência e suscetibilidade à formação de galhas. Os óleos das folhas foram extraídos por destilação a vapor e as composições dos óleos foram analisados. Os óleos essenciais de genótipos resistentes à formação de galhas apresentaram 12 constituintes, que não ocorrem em genótipos suscetíveis, provavelmente um dos fatores que contribuem para resistência dessas plantas à formação de galhas. Assim, sugere-se uma avaliação precoce de genótipos de eucalipto resistente ou suscetíveis, com base na composição química dos óleos essenciais dessas plantas, evitando perdas econômicas de plantio de genótipos suscetíveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 José Oliveira Dantas, Vanderson dos Santos Pinto, Juliana de Oliveira Melo, Arie Fitzgerald Blank, Paulo Cesar de Lima Nogueira, Genésio Tâmara Ribeiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.