Composição química do óleo essencial de genótipos de Eucalyptus suscetíveis e resistentes à vespa galhadora Leptocybe invasa Fisher & La-Salle, 2004 (Hymenoptera: Eulophidae)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.027202

Palavras-chave:

vespa-da-galha, óleo essencial, composição química

Resumo

Os eucaliptos são árvores nativas da Austrália e são cultivadas em várias regiões do mundo. Em sua expansão mundial, vários insetos nativos e exóticos passaram a usar essas plantas para sua sobrevivência. Leptocybe invasa Fisher & La-Salle, 2004 (Hymenoptera: Eulophidae) é uma vespa galhadora que põe ovos nas folhas, ramos jovens e pecíolos causando galhas. Este trabalho teve como objetivo comparar a composição química de genótipos de eucalipto e relacioná-la à resistência e suscetibilidade à formação de galhas. Os óleos das folhas foram extraídos por destilação a vapor e as composições dos óleos foram analisados. Os óleos essenciais de genótipos resistentes à formação de galhas apresentaram 12 constituintes, que não ocorrem em genótipos suscetíveis, provavelmente um dos fatores que contribuem para resistência dessas plantas à formação de galhas. Assim, sugere-se uma avaliação precoce de genótipos de eucalipto resistente ou suscetíveis, com base na composição química dos óleos essenciais dessas plantas, evitando perdas econômicas de plantio de genótipos suscetíveis.

Biografia do Autor

Vanderson dos Santos Pinto, Universidade Federal de Sergipe/Doutorando

Possui graduação em Agronomia (2015), mestrado (2015) e doutorado em Agricultura e Biodiversidade (2017) pela Universidade Federal de Sergipe. Autor do "Guia Prático de Campo: Principais Cálculos Aplicados à Fertilidade do Solo, Mecanização Agrícola e Fitotecnia" e desenvolvedor da planilha de adubação e corretivos "Adubecerto Pro". Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, Recursos Genéticos, Biotecnologia, Produção de Mudas, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais e aromáticas, hortaliças, óleos essenciais, biocidas e plantas fornecedoras de matéria prima para biocombustíveis. Atualmente é membro do grupo de pesquisa em Plantas Medicinais, Aromáticas, Condimentares e Olerícolas (GPMACO). Atua como consultor técnico da Caatinga pelo PNUD/ONU Brasil, assistência técnica e perícia rural na produção de grãos, raízes tuberosas, hortaliças e plantas aromáticas.

Juliana de Oliveira Melo, Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Biodiversidade

Possui graduação em Ciências Biológicas (2009) e Mestrado em Biotecnologia (2012) pela Universidade Federal de Sergipe, Doutorado em Biotecnologia - 2015 (RENORBIO). Além disso, foi bolsista Pós-Doc-Júnior-CNPq com projeto de pesquisa voltado para Bioprospecção, caracterização, multiplicação, conservação e produção de nanoprodutos de plantas bioativas no período de 2016-2017. É pesquisadora do Laboratório de Fitotecnia - UFS e professora do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Biodiversidade (PPGAGRI). Tem experiência na área de Microbiologia, Bioquímica e Biologia Celular atuando principalmente nas seguintes áreas: plantas medicinais, óleo essencial, atividade antimicrobiana, antitumoral e citotóxica.

Arie Fitzgerald Blank, Universidade Federal de Sergipe/Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Biodiversidade (PPGAGRI)

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1990) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (1997). É Professor Titular da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Foi Chefe do Departamento de Engenharia Agronômica no período de 2001 a 2003; Coordenador Geral de Pesquisa da UFS no período de 2004 a 2008; e Coordenador Geral de Pós-Graduação da UFS no período de 2008 a 2012. Foi Membro Titular do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CONCIT) no período de 2008 a 2014. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Biodiversidade da UFS (12/2013 a 12/2017) e Membro Titular do Comitê de Assessoramento da área de Agronomia (CA-AG) do CNPq (09/2014 a 06/2017). Foi coordenador do Comitê de Assessoramento da área de Agronomia (CA-AG) do CNPq de 12/2015 a 12/2016. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, Recursos Genéticos, Biotecnologia, Produção de Mudas, atuando principalmente nos seguintes temas: plantas medicinais e aromáticas, hortaliças, óleos essenciais, biocidas, plantas fornecedoras de matéria prima para biocombustíveis. É coordenador do Núcleo de Excelência em Conservação, Caracterização e uso Sustentável de Recursos Genéticos de Plantas Aromáticas e Olerícolas (PRONEX).

Paulo Cesar de Lima Nogueira, Universidade Federal de Sergipe/ Departamento de Química

Possui graduação em QUÍMICA INDUSTRIAL pela Universidade Federal do Ceará (1993), doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (IQ-UNICAMP, 2002) e Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Carlos-SP (DQ-UFSCar, 2014) sob supervisão da Profa. Dra. Quezia Bezerra Cass. Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Química da Universidade Federal de Sergipe, membro do NDE (curso Quimica - Bacharelado) e Coordenador do Laboratório de Pesquisa em Química Orgânica de Sergipe - LABORGANICS. Foi Chefe do Departamento de Química da UFS (2007-2009) e Membro do Comitê Científico da FAPITEC/SE (2007-2011). Tem trabalhos publicados em revistas nacionais e internacionais na área de Química Orgânica, especialmente sobre Química dos Produtos Naturais, utilizando as técnicas de GC-MS, HPLC-DAD-ELSD e LC-MS/MS.

Genésio Tâmara Ribeiro, Universidade Federal de Sergipe/Departamento de Ciências Florestais

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1975), mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (1999) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2001). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Sergipe. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: planatações de Eucalytus, entomologia florestal, pragas florestais, prevenção e controle de incêndios florestais, meio ambiente e silvicultura.

Downloads

Publicado

2024-03-20

Como Citar

Dantas, J. O., Pinto, V. dos S., Melo, J. de O., Blank, A. F., Nogueira, P. C. de L., & Ribeiro, G. T. (2024). Composição química do óleo essencial de genótipos de Eucalyptus suscetíveis e resistentes à vespa galhadora Leptocybe invasa Fisher & La-Salle, 2004 (Hymenoptera: Eulophidae). Scientia Plena, 20(2). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.027202

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)