Obtenção e caracterização físico-química e química do polvilho da fruta-de-lobo (Solanum lycocarpum A. St-Hil)
Palavras-chave:
polvilho, fruta-de-lobo e amidoResumo
A população brasileira tem buscado, cada vez mais, medicamentos alternativos, refletindo um aumento significativo no consumo de fitoterápicos nos últimos anos. Muitos destes produtos são utilizados de modo empírico, como é o caso da espécie vegetal Solanum lycocarpum A.St-Hil, conhecida popularmente como lobeira; parte de sua polpa é utilizada no controle da glicemia em pacientes com diabetes mellitus. Neste contexto, objetivou-se preparar um polvilho da polpa da fruta-de-lobo, comparar com o polvilho da mesma fruta que é comercializado em cápsulas na região de Lavras,MG, avaliando-os em termos de características físico-químicas e químicas e identificar compostos químicos que possam estar envolvidos no controle da glicemia em pacientes diabéticos. As frutas utilizadas neste estudo foram colhidas de uma planta nativa da Universidade Federal de Lavras, no estádio de maturação verde. Essas frutas foram levadas ao laboratório de Bioquímica do Departamento de Química, para a obtenção do polvilho utilizando uma metodologia específica, as cápsulas foram adquiridas de uma farmácia de Lavras e o amido solúvel foi obtido de um laboratório comercial. Estas três amostras foram submetidas às análises físico-químicas e químicas, como ponto de fusão, infravermelho, teste de solubilidade, sólidos solúveis totais, açúcares redutores e não-redutores, amido total, amido resistente, compostos fenólicos, pectina solúvel e total, nos laboratórios de Química Orgânica e de Bioquímica do DQI/UFLA. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com sete repetições. O polvilho da fruta-de-lobo produzido no laboratório do DQI/UFLA se destacou para a maioria dos constituintes analisados. Isto é uma indicação de que o estádio de maturação da fruta-de-lobo e o método de obtenção do polvilho são etapas essenciais na produção do polvilho, portanto devem ser trabalhadas cuidadosamente. Os polvilhos apresentaram constituintes químicos, como pectina e amido resistente que podem estar relacionados aos efeitos hipoglicemiantes e hipocolesterolêmicos, que são atribuídos a eles.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.