Perfil epidemiológico da profilaxia pós-exposição da raiva no estado de Sergipe, Brasil, no ano de 2016 a 2020
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2025.037501Palavras-chave:
Lyssavirus, saúde pública, zoonosesResumo
O estudo teve por objetivo descrever o perfil epidemiológico dos atendimentos antirrábicos humanos no estado de Sergipe, durante os anos de 2016 a 2020. Foi realizado um estudo epidemiológico do tipo descritivo, retrospectivo, transversal e quantitativo. As variáveis foram coletadas conforme a ficha de investigação dos atendimentos antirrábicos humanos, no site do Ministério da Saúde, o SINAN. Os dados obtidos foram expressos em frequência absoluta e relativa. Durante o período de 2016 a 2020, foram registrados no estado de Sergipe 24.526 notificações de atendimentos antirrábicos em humanos. Com relação ao perfil dos pacientes notificados, a maioria do gênero masculino, faixa etária entre 30 a 59 anos e ensino fundamental incompleto. Muitas notificações foram provenientes da zona urbana e a mordedura foi a exposição mais frequente. Assim, observa-se que é necessário, educação em saúde sobre as formas de prevenção e controle da raiva no estado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Anita de Souza Silva, Ana Paula Barros, Rita de Cássia Carvalho Castro Teles, Monize Nascimento Rabelo, Renata Rocha da Silva, Náira Alice Vieira Melo, Bianca Oliveira Silva, Paula Regina Barros de Lima, Danila Fernanda Rodrigues Frias, Roseane Nunes de Santana Campos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.