Formação de profissionais da Saúde: revisão da literatura sobre o ensino da Ética e suas repercussões na prática profissional
Palavras-chave:
ética, saúde, prática profissional, relação profissional-paciente, conflitos éticos.Resumo
Trata-se de um estudo exploratório descritivo, realizado através da revisão da literatura de artigos contidos em bancos de dados da BIREME, LILACS, SciIELO, MEDLINE e alguns periódicos do portal CAPES no período de 2005 a 2009. Teve como objetivo conhecer o estado da arte em relação a conflitos éticos e a prática dos profissionais da saúde, dando ênfase à Medicina e à Enfermagem. Percebeu-se que os autores atribuíram a grande existência desses conflitos a uma intervenção predominantemente tecnológica na abordagem ao paciente, abusos de poder profissional e avanços técnico-científicos, os quais predispõem a diferentes maneiras de pensar e de se relacionar interpessoal e interprofissionalmente.Downloads
Publicado
2012-01-09
Como Citar
Cruz, P. V. D., Vieira, M. J., Pimentel, D., Batista, A. A. V., Oliveira, C. B., & Costa Neto, M. J. (2012). Formação de profissionais da Saúde: revisão da literatura sobre o ensino da Ética e suas repercussões na prática profissional. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/764
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.