Formação de profissionais da Saúde: revisão da literatura sobre o ensino da Ética e suas repercussões na prática profissional

Autores

  • P. V. D. Cruz Departamento de Enfermagem e Nutrição, Campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe
  • M. J. Vieira Departamento de Enfermagem e Nutrição, Campus da Saúde da Universidade Federal de Sergipe
  • D. Pimentel Departamento de Medicina e Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe
  • A. A. V. Batista Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Sergipe
  • C. B. Oliveira Prefeitura Municipal de Aracaju.
  • M. J. Costa Neto Departamento de Medicina da Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

ética, saúde, prática profissional, relação profissional-paciente, conflitos éticos.

Resumo

Trata-se de um estudo exploratório descritivo, realizado através da revisão da literatura de artigos contidos em bancos de dados da BIREME, LILACS, SciIELO, MEDLINE  e alguns periódicos do portal CAPES no período de 2005 a 2009. Teve como objetivo conhecer o estado da arte em relação a conflitos éticos e a prática dos profissionais da saúde, dando ênfase à Medicina e à Enfermagem. Percebeu-se que os autores atribuíram a grande existência desses conflitos a uma intervenção predominantemente tecnológica na abordagem ao paciente, abusos de poder profissional e avanços técnico-científicos, os quais predispõem a diferentes maneiras de pensar e de se relacionar interpessoal e interprofissionalmente.  

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Publicado

2012-01-09

Como Citar

Cruz, P. V. D., Vieira, M. J., Pimentel, D., Batista, A. A. V., Oliveira, C. B., & Costa Neto, M. J. (2012). Formação de profissionais da Saúde: revisão da literatura sobre o ensino da Ética e suas repercussões na prática profissional. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/764