Desenvolvimento de metodologia para especiação de cromo em amostras de águas por eletroforese capilar de zona
Palavras-chave:
metal, especiação, amostras de água, eletroforese capilar.Resumo
Existem muitas técnicas que podem ser empregadas para determinação de metais em amostras ambientais. No entanto, especiação de metal está tornando-se uma das etapas mais complicadas de se realizar em química analítica, uma vez que é importante definir nível toxicológico de metais em diferentes estados de oxidação para o ambiente. A aplicação da eletroforese capilar de zona (CZE) tem aumentado como excelente ferramenta para estudar e quantificar espécies de metais. Nessa pesquisa, propõe-se um desenvolvimento de um sistema de Eletroforese capilar de Zona (CZE) para a determinação e especiação de metais em amostras de águas. O trabalho enfatiza a importância dos métodos de especiação em química para resolver problemas importantes tais como a determinação de metais em amostras de águas. O sistema proposto foi avaliado para a especiação de Cr(VI), Cr(III)-EDTA e Fe(III)-EDTA em água do Açude da Marcela e do Curtume, localizados em Itabaiana/SE.Downloads
Como Citar
Santos, R. M., Santos, L. C., Souza, E. S., Nunes, C. T. S., & Gervasio, A. P. G. (2011). Desenvolvimento de metodologia para especiação de cromo em amostras de águas por eletroforese capilar de zona. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/761
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.