Sorção de diuron e sulfentrazone em diferentes substratos
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.120202Palavras-chave:
inibição, fitotoxicidade, matéria orgânicaResumo
A eficiência no controle em pré-emergência de plantas daninhas está ligada ao entendimento da sorção, cujo processo indisponibiliza a molécula do herbicida para absorção pelas plantas, e só retorna à solução do solo após processos de dessorção. Entender a sorção de herbicidas é crucial para utilização de substratos como base de fixação para as plantas, os quais podem sorver maior ou menor quantidade dos herbicidas aplicados. Portanto, esta pesquisa objetivou quantificar a sorção dos herbicidas diuron e sulfentrazone em diferentes substratos. Dois experimentos foram realizados, o primeiro foi o experimento controle, empregando o substrato areia lavada como testemunha para a aplicação de sete doses dos dois herbicidas propostos. No segundo experimento foram testadas seis doses dos dois herbicidas em seis substratos diferentes. Os tratamentos foram conduzidos em casa de vegetação usando potes de polietileno e pepino como planta indicadora. As características avaliadas foram I50 da planta-teste para cada substrato em função das doses de cada herbicida e a estimativa da quantidade de diuron e sulfentrazone sorvida em cada substrato. A terra preta de índio apresentou a maior capacidade de sorção para diuron e sulfentrazone, seguida pela fibra de coco. As doses de diuron para terra preta indiana e areia + terra preta indiana não foram eficazes no controle da população de plantas. Os substratos misturados com areia apresentaram menor capacidade de sorção que os demais, exigindo maior cuidado ao utilizar herbicidas. A matéria orgânica, o pH e a textura do solo são fatores que contribuíram para a sorção de herbicidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ajax de Sousa Ferreira, José Ferreira da Silva, Wildson Benedito Mendes Brito, Alan Ferreira Leite de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.