Doses de ácido húmico interferem na germinação de sementes e estabelecimento de plântulas de soja?
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.040203Palavras-chave:
Glycine max (L.) Merr., bioinsumo, nutrição vegetalResumo
Objetivou-se avaliar a influência de doses de ácido húmico na germinação de sementes e crescimento inicial de plântulas de soja. No Laboratório de Análises de Sementes da Universidade Federal de Uberlândia, foram avaliadas quatro doses de ácido húmico (0, 5, 10 e 15 L ha-1) e seis cultivares de soja (BRS FAVORITA RR, BRS VALIOSA RR, BRSGO 7560, TMG 801, UFUS 6901 e UFUS 7101) em esquema fatorial 4 × 6. Adotou-se o delineamento de blocos casualizados com cinco repetições, sendo cada parcela composta por um rolo de papel germitest com 50 sementes. Os rolos foram mantidos em germinador, a 25 ºC e 12 horas de luz por seis dias. Após a avaliação, verificou-se que as cultivares de soja afetam de maneira significativa todas as características avaliadas na germinação e crescimento inicial das plântulas, exceto a porcentagem de plântulas danificadas e sementes duras. Independente da cultivar, 5 L ha-1 de ácido húmico, proporciona maior porcentagem de germinação e de plântulas de alto vigor; menor porcentagem total de plântulas anormais e classificadas como deformadas; assim como maior comprimento e acúmulo de matéria fresca de parte aérea e total das plântulas. No entanto, para porcentagem de plântulas deterioradas, comprimento e matéria fresca de raiz, acúmulo de matéria seca e relação raiz/parte aérea, as cultivares de soja apresentam comportamento distinto em função das doses de ácido húmico. Portanto, considerar a ação do ácido húmico no desempenho do material genético permite maximizar a eficiência dos recursos e assegurar resultados superiores no cultivo da soja.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Danyela Cristina Marques Pires, Mara Lúcia Martins Magela , Adílio de Sá Júnior, Regina Maria Quintão Lana, Ana Paula Oliveira Nogueira, Roberta Camargos de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.