Constituintes químicos, atividade antioxidante e anticâncer do óleo essencial de Cymbopogon citratus (DC) Stapf e sua nanoemulsão
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.097202Palavras-chave:
bioatividade, células, geranialeResumo
Este artigo apresenta o efeito do óleo essencial de Cymbopogon citratus (EOCC) e sua nanoemulsão na atividade antioxidante e anticâncer in vitro. As folhas de C. citratus foram coletadas no estado do Maranhão e seu óleo essencial foi extraído por hidrodestilação. Os compostos presentes no EOCC foram identificados e quantificados por CG-EM com detector de ionização de chama. A nanoemulsão do EOCC foi formulada por método de inversão de fases. A atividade antioxidante foi realizada para o EOCC e NEOCC pelos ensaios de eliminação de radicais ABTS e DPPH. A atividade anticâncer in vitro foi avaliada também para o EOCC e NEOCC frente a células de tecido: cólon, pulmão, fígado, colo do útero, próstata, oral e neuroblastoma. O rendimento obtido foi de 0,92%, sendo geranial e neral identificados como majoritários dessa composição através do ensaio de CG-EM. A nanoemulsão obtida foi estável com tamanho de gota de 57 nm, potencial zeta -21,15 mV, índice de polidispersão de 0,21 e pH 4,77. O EOCC e NEOCC apresentaram atividade antioxidante forte com IC50 variando de 14,84 a 38,36 µg/mL. O EOCC e NEOCC apresentaram atividade citotóxica significativa frente a todas as linhagens celulares utilizadas no estudo, sendo os maiores efeitos frente a linhagem celular 502713 (cólon), IMR-32 (neuroblastoma), Hep-2 (fígado) e SiHa (colo do útero) com valores de IC50 de 1,96; 2,20; 2,24 e 3,04 μg/mL, respectivamente. Estas descobertas sugerem que o EOCC e NEOCC podem ser alternativas para terapias inovadoras.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gustavo Oliveira Everton, Ana Patrícia Matos Pereira, Victor Elias Mouchrek Filho, Odair dos Santos Monteiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.