A Juventude de Origem Popular em Busca Do Ensino Superior Público: Entre Sonhos, Dificuldades e Desigualdades
Resumo
O presente artigo apresenta resultados finais do trabalho desenvolvido como bolsista voluntária de iniciação científica e simultaneamente propõe a discussão sobre a temática relacionada à inserção e permanência de jovens de camadas populares na universidade. Trata-se de uma pesquisa qualitativa centrada em alguns levantamentos bibliográficos e no uso de entrevistas semi-estruturadas, envolvendo estudantes de diferentes cursos, a fim de compreendermos as estratégias adotadas por esses jovens para garantir ingresso e permanência na Universidade Federal de Sergipe. Foram realizadas dez entrevistas das quais selecionamos duas para aprofundar o estudo aqui apresentado. De modo geral, a análise do material nos indicou a relação estabelecida entre trajetória sócio-escolar e estímulos individuais e familiares que possibilitam o acesso e a permanência desses jovens na universidade pública.
Palavras-chave
Educação, Ensino Superior, Desigualdades sócio-educacionais.
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