Predição da potencial distribuição brasileira do molusco invasor Melanoides tuberculata (Müller,1774), incluindo um novo registro para o Litoral Norte
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.098001Palavras-chave:
caramujo de água doce, espécies invasoras, áreas protegidasResumo
O caramujo de água doce Melanoides tuberculata (Müller, 1774), nativo da África e da Ásia, recentemente se espalhou pelo mundo. Registros de espécies invasoras são extremamente importantes, pois auxiliam na mitigação de futuras invasões. Nesse trabalho, relatamos pela primeira vez a ocorrência de M. tuberculata em uma área protegida da costa norte do Brasil e utilizamos modelagem de distribuição preditiva para conhecer a distribuição potencial brasileira para esta espécie. Os gastrópodes M. tuberculata foram coletados nos municípios de Tutóia e Santo Amaro - Maranhão. De acordo com os resultados da distribuição do mapa preditivo para o Brasil, as regiões com maior suscetibilidade são Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. A precipitação mensal e a isotermalidade foram as variáveis que mais contribuíram para a distribuição potencial da espécie. Esta espécie apresentou aptidão de ocorrência alta a média em 32 unidades nacionais de conservação. Recomendam-se mais estudos para monitorar o crescimento e a dispersão, a fim de determinar o seu real impacto.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 MAYARA CAROLYNE MOURÃO CARVALHO, ALDEANE SOARES DE ABREU, MAURICIO SANTOS DA SILVA, SELMA PATRICIA DINIZ CANTANHEDE, THERCIA GONÇALVES RIBEIRO MONROE, LUDMILA SEREJO ARAÚJO, LIGIA TCHAICKA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.