Rompendo Fronteiras: quando jovens de origem popular chegam à universidade
Palavras-chave:
educação, jovens, universidadeResumo
O trabalho tem como perspectiva apresentar resultados de atividades desenvolvidas como bolsista voluntária de iniciação científica junto ao "Projeto Jovens Populares: Acesso e Permanência na Universidade”, focando mais especificamente a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Analisa os significados de “ser um estudante universitário” para jovens de origem popular, as estratégias integradoras que adotam para inserir-se no mundo acadêmico, as condições de inserção no nível superior, a vida cotidiana desses estudantes, estratégias de permanência na Universidade, além de identificar possíveis ações institucionais que possam fornecer a inserção ampliada desses jovens no mundo acadêmico. Trata-se de uma abordagem qualitativa centrada na realização e análise de entrevistas.Downloads
Como Citar
Sacramento, H. R. S. (2011). Rompendo Fronteiras: quando jovens de origem popular chegam à universidade. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/752
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.