Rotíferos em uma área do Pantanal de Marimbus, Chapada Diamantina, Bahia, Brasil: Novas ocorrências para o estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.078002Palavras-chave:
Rotifera, plâncton, NordesteResumo
Rotíferos são micrometazoários predominantes em ecossistemas aquáticos continentais, em diversos biótopos, seja no plâncton, perifíton e até mesmo na zona hiporreica. O presente estudo teve como objetivo inventariar a assembleia de Rotifera em uma área do Pantanal de Marimbus, Baiano, na Chapada Diamantina, estado da Bahia. Amostras foram coletadas em dois períodos: “águas altas” e “águas baixas”. Em cada período, as amostragens foram realizadas no plâncton e no perifíton (30 amostras, cada), totalizando 60 amostras por período. Foram registrados 48 taxa infragenéricos distribuídos em 13 famílias e 20 gêneros, sendo 11 taxa considerados novas ocorrências para o estado da Bahia. A família Lecanidae foi a mais representativa em termos de riqueza (21 taxa), abundância e Frequência de Ocorrência (%). Brachionidae, Trichocercidae, Lepadellidae e Synchaetidae também destacaram em alguns desses atributos mencionados. A riqueza mais expressiva de Rotifera foi observada no biótopo planctônico (44 taxa) quando comparado ao perifíton (37 taxa), e no período de “água altas” (37 taxa) quando comparado ao período de “águas baixas” (34 taxa). A área alagada do Pantanal de Marimbus exibe uma grande riqueza de espécies de Rotifera, predominando formas não planctônicas, o que pode ser devido à presença das macrófitas aquáticas promovendo a heterogeneidade ambiental e diversidade de rotíferos neste ambiente peculiar. Nossos resultados ampliam a distribuição conhecida para as espécies de Rotifera no Brasil e contribuem para o conhecimento desses micrometazoários no estado da Bahia, especialmente no Pantanal de Marimbus com o primeiro registro deste grupo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jorge Rego Figueiredo, Mariane Amorim Rocha, Kelly Vieira Silva, Camilla Ferraz Sena, Caique Santos Aguiar, Matheus Santos dos Anjos, Ricardo Evangelista Fraga, Márcio Borba da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.