Efeito de inseticidas organossintéticos na atividade alimentar de Podisus nigrispinus (DALLAS) (Heteropera: Pentatomidae)
Palavras-chave:
Percevejos predador, Praga de grãos, pesticidas.Resumo
O uso de inseticidas consome, mundialmente, valores da ordem de bilhões de dólares na tentativa de controlar insetos. O poder tóxico de um inseticida é determinado estabelecendo-se a dose mínima necessária para matar o inseto. O trabalho tem como objetivo avaliar a toxicidade de inseticidas organossintéticos na atividade alimentar de Podisus nigrispinus. Os inseticidas utilizados foram Endosulfan, Deltametrina, Malathion e Cyptrin onde os mesmos foram diluídos e inseridos na fonte de alimentação dos insetos. Os tratamentos foram realizados nas fases de ninfas de 3º estádio e adultos de P. nigrispinus. Os inseticidas Deltametrina e Endosulfan ocasionaram maior índice de mortalidades de indivíduos e alterações de comportamento. Dos tratamentos realizados, o inseticida Endosulfan apresentou maior nocividade às duas fases do inseto, não sendo adequada sua utilização em estratégias de controle em que esteja presente o P. nigrispinus.
Downloads
Como Citar
Dantas, P. C., Poderoso, J. C. M., França-Santos, A., Correia-Oliveira, M. E., & Ribeiro, G. T. (2011). Efeito de inseticidas organossintéticos na atividade alimentar de Podisus nigrispinus (DALLAS) (Heteropera: Pentatomidae). Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/751
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.