Brioflora do Parque Nacional Serra das Confusões, Piauí, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.021201Palavras-chave:
Caatinga, musgos, hepáticasResumo
A Caatinga é uma das maiores e mais biodiversas florestas tropicais secas do mundo e está restrita à região Nordeste do Brasil. No estado do Piauí, a Caatinga cobre cerca de 37% da sua área territorial e apresenta uma cobertura vegetacional heterogênea, composta por formações xerófilas e ocorrência de florestas perenifólias, subperenifolia e florestas semidecíduas. Este trabalho teve como objetivo catalogar a brioflora do Parque Nacional Serra das Confusões, uma Unidade de Conservação Integral da Caatinga localizada no sul do estado do Piauí. Foram identificadas 35 espécies de briófitas (21 musgos e 14 hepáticas), distribuídas em 18 famílias e 27 gêneros. Das espécies identificadas, 14 são novas ocorrências para o estado do Piauí. Quanto ao aspecto ecológico em relação aos grupos briocenológicos, predominou-se o rupícolo com (21 spp.), seguido do terrícolo (13 spp.), corticícolo (11 spp.) e epíxilo com duas espécies. Em relação aos grupos de tolerância à luminosidade, as espécies generalistas foram mais frequentes com 52%, enquanto especialistas de sombra foram representadas por 39% e as especialistas de sol por 9%. Foram identificadas cinco formas de vida diferentes: trama, flabelado, relva, tapete e tapete taloso. A maioria das espécies (64%) estão distribuídas na região Neotropical. Quanto a distribuição das espécies no Brasil, 58% estão amplamente distribuídas entre os estados brasileiros, 36% apresentam distribuição moderada e 6% distribuição restrita. Os resultados apresentados são contribuições relevantes para o conhecimento da flora de briófitas da Caatinga, estado do Piauí e região Nordeste do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Elizabeth Barbosa Sousa, Emilia de Brito Valente, Hermeson Cassoano de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.