Eficiência do fertilizante nitrogenado de acordo com o espaçamento de plantio do café arábica, doses e fontes de N
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.100201Palavras-chave:
inibidor de urease, renda, sustentabilidadeResumo
O aumento na produção de alimentos de forma sustentável é fundamental para o contínuo desenvolvimento da humanidade. Para que isso ocorra, processos que contribuam para uma maior eficiência no uso da água e de fertilizantes devem ser aprimorados. O objetivo do presente estudo foi determinar a produtividade, índices de aproveitamento de N e o retorno econômico da adubação nitrogenada para o café arábica de montanha, na fase inicial de produção, bem como as modificações nas características químicas do solo decorrentes da aplicação de doses crescentes de N, na forma de ureia comum ou protegida, em plantio convencional, adensado ou superadensado. Foram montados dois experimentos variando o espaçamento de plantio do café arábica e as doses de N aplicadas como ureia comum ou protegida. Foram determinados a produtividade de café beneficiado, características e propriedades químicas do solo e índices de aproveitamento de N, sendo calculados ainda a renda bruta por hectare e o retorno econômico da adubação nitrogenada. Foi possível concluir que o adensamento de plantio do café aumenta, de forma acentuada, a produtividade e o aproveitamento do fertilizante nitrogenado na primeira colheita consistente, sem reduzir a produção por planta. A ureia com inibidor de urease é mais eficiente do que a comum em espaçamentos de plantio mais abertos. Elevada renda bruta nas primeiras colheitas é obtida no plantio mais adensado e com maior dose de N, mas o maior retorno econômico por unidade investida em fertilizante nitrogenado ocorre em plantio mais adensado ao se aplicar menores doses de N.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 André Guarçoni, Fabiano Tristão Alixandre, Douglas Gonzaga de Sousa, Cristina Simão Delesposte Zanúncio
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.