Gravitação Dual de Partículas Relativísticas
Palavras-chave:
partículas relativísticas, dualidade, campos tensoriais.Resumo
As teorias de gravitação usuais, como a teoria de gravitação não relativística de Newton e a teoria de gravitação relativística de Einstein, baseiam-se no conceito de campos gravitacionais em pontos bem definidos no espaço. Este conceito dificulta a transição para uma teoria quantizada da gravitação porque, na Mecânica Quântica, é impossível manter a noção de um ponto bem definido no espaço. Desenvolvimentos recentes na compreensão da física de buracos negros mostram que este problema pode ser contornado incorporando na teoria de gravitação a dualidade onda-partícula, o que leva a uma quantização no espaço de fase. Neste trabalho investigamos uma teoria de gravitação definida sobre a linha de universo de uma partícula relativística sem massa. Utilizando o método Hamiltoniano vinculado, somos capazes de demonstrar que a dualidade onda-partícula relaciona a simetria local da partícula relativística e as equações de movimento na presença de campos tensoriais dependentes da posição com a simetria local e as equações de movimento na presença de campos tensoriais dependentes do momento. Isto revela uma gravitação dual de partículas relativísticas.Downloads
Como Citar
Almeida, G. M. A., & Chagas Filho, W. F. (2011). Gravitação Dual de Partículas Relativísticas. Scientia Plena, 5(11). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/742
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.