Comunidades de artrópodes da serapilheira em uma área de Cerrado do nordeste do estado do Maranhão, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.078001

Palavras-chave:

artropodofauna, diversidade, sazonalidade

Resumo

A serapilheira dos ecossistemas florestais abriga uma grande diversidade de artrópodes terrestres, que se destacam por desempenharem papéis fundamentais nos processos ecológicos. No presente estudo, objetivamos identificar famílias de artrópodes e verificar a ocorrência de sazonalidade em comunidades de artrópodes no ambiente de serapilheira de três fitofisionomias de Cerrado no Nordeste do Brasil. Os estudos foram realizados durante doze meses no município de Chapadinha - MA. Os artrópodes foram amostrados em três fitofisionomias compreendendo: I- Campo Limpo de Cerrado, II- Cerrado arbustivo com histórico recente de desmatamento e III- Cerrado Típico. Foram implantadas 90 armadilhas de queda, agrupadas em conjuntos de 30 para cada ambiente amostrado ao longo de um transecto linear de 300 metros. Um total de 5.573 artrópodes foram coletados nas três áreas de estudo, distribuídos em 19 ordens, uma infraordem e 62 famílias. A comunidade de artrópodes apresentou diferenças significativas entre os diferentes períodos sazonais analisados. No entanto, não houve diferença significativa na composição de artrópodes nas três áreas de Cerrado amostradas. Houve uma maior diversidade de artrópodes na transição do período seco para chuvoso. O Cerrado típico apresentou maior abundância de artrópodes, entretanto, o Campo limpo de Cerrado exibiu maior diversidade na composição da artropodofauna. O Cerrado com histórico recente de desmatamento demonstrou a menor abundância e diversidade de artrópodes. Esses resultados demonstram a importância da sazonalidade para a comunidade de artrópodes em diferentes habitats, além de ressaltar a importância da preservação do Cerrado para manter a composição de artrópodes no solo.

Biografia do Autor

Matheus da Silva Oliveira, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Ciências biológicas pela Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em mirmecologia , especificamente no estudo comportamental e em toxinas de Ponerineos.

Edison Fernandes da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão (1998), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Agronomia (Ciência do solo) pela Universidade Estadual Paulista - Jaboticabal, SP (2014). É professor Adjunto do Curso de Ciências Biológicas Universidade Federal do Maranhão em Chapadinha, atuando na área de Entomologia com ênfase em formigas residentes no solo e com apropriação de conceitos científicos na na área de Educação.

Downloads

Publicado

2024-08-12

Como Citar

Andrade de Sousa, J. ., da Silva Oliveira, M., Fernandes da Silva, E., & Ciattei, C. (2024). Comunidades de artrópodes da serapilheira em uma área de Cerrado do nordeste do estado do Maranhão, Brasil. Scientia Plena, 20(7). https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.078001

Edição

Seção

Artigos