Caracterização físico-química e atividade antibacteriana do kefir de leite artesanal brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.091501Palavras-chave:
leite fermentado, atividade antibacteriana , atividade antagonistaResumo
O kefir de leite tem sabor ácido e consistência cremosa e resulta da fermentação do leite pelos microrganismos presentes nos grãos de kefir. O kefir de leite é conhecido mundialmente por seus benefícios à saúde atribuídos a vários compostos bioativos, incluindo ácidos orgânicos, peptídeos bioativos e bacteriocinas. Este estudo avaliou a composição físico-química de amostras de kefir de leite artesanal brasileiro e estudou a atividade antibacteriana da bebida kefir e dos microrganismos isolados do kefir contra bactérias potencialmente patogênicas. Durante a fermentação do kefir em 24 e 48 h, houve diminuição dos açúcares redutores e do pH, e aumento da concentração de ácido lático. O kefir fermentado em 48 h inibiu completamente o crescimento bacteriano de Staphylococcus aureus, Salmonella enterica e Escherichia coli. Do total de 29 microrganismos isolados do kefir, 10 cepas (34,5%) apresentaram atividade inibitória contra S. aureus, Bacillus cereus, Streptococcus mutans, Klebsiella pneumoniae, S. enterica e E. coli. Estas cepas apresentaram zonas de inibição de 12-40 mm contra as bactérias potencialmente patogênicas testadas. Com base na capacidade antagonista dos microrganismos isolados do kefir de leite, essas cepas têm potencial para serem utilizadas como conservantes de alimentos e como agentes probióticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Carla Azevedo Bilac, Letícia Fernandes Silva Rodrigues , Marta Oliveira de Araújo , Karolina Oliveira Gomes ; Calliandra Maria de Souza Silva ; Izabel Cristina Rodrigues da Silva , Daniela Castilho Orsi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.