Biologia da polinização de Humiria balsamifera var. floribunda (Humiriaceae) no litoral do Maranhão, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.051201Palavras-chave:
néctar, restinga, visitantes floraisResumo
Pesquisas em ecologia da polinização fornecem informações sobre a reprodução das plantas, interações com polinizadores e conservação da biodiversidade. Humiria balsamifera ocorre apenas na América do Sul e apresenta um complexo infraespecífico com 10 variedades descritas na revisão taxonômica mais recente. O estudo teve como objetivo avaliar os eventos fenológicos de floração e frutificação, biologia floral, visitantes florais e sistema reprodutivo de H. balsamifera var. floribunda, em uma área de restinga no Maranhão, Brasil, durante 2017. A produção de botões florais, flores e frutos em 20 indivíduos foi avaliada pelo método de Fournier. As fenofases não apresentaram correlações com a temperatura, umidade e pluviosidade, com exceção da produção de frutos imaturos que aumentou nos meses mais secos. A espécie apresenta grande número de flores em inflorescências cimoso-paniculadas, que abrem a partir de 7:00h, e duram menos de um dia. O néctar é o principal recurso explorado pelos visitantes florais. Ao todo foram observados 1393 visitantes florais distribuídos em 49 morfo-espécies, sendo 94,75% de abelhas e vespas, entre elas Melipona subnitida, Apis mellifera, Xylocopa cearensis, Melipona fasciculata, Polybia sericea e Megalopta amoena como as mais abundantes. A atividade dos visitantes se estendeu por todo o dia e meses do ano, mas a abundância aumentou com a floração e redução das chuvas. A espécie foi caracterizada como xenogâmica facultativa, com a necessidade de vetores de pólen para seu sucesso reprodutivo. Este trabalho reforça dados sobre outras variedades de H. balsamifera e demonstra a importância ambiental da planta como mantenedora da fauna.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Rafael Sousa Pinto, Joana Viviane dos Anjos, Patricia Maia Correia de Albuquerque
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.