Uma nova solução oral de cloridrato de ciproeptadina: Estudo de estabilidade acelerada e efeitos sobre o metabolismo da glicose e lipídios em ratos Wistar
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.044901Palavras-chave:
cloridrato de ciproeptadina, estabilidade, MetabolismoResumo
O presente estudo desenvolveu uma solução oral magistral (COS) contendo cloridrato de ciproeptadina (CY) em associação com adjuvantes farmacêuticos. O objetivo principal é demonstrar a estabilidade dessa solução e os efeitos in vivo nos parâmetros séricos e hepáticos do metabolismo da glicose e lipídios. Após 180 dias, a COS apresentou estabilidade físico-química (pH e densidade relativa) quando submetida a diferentes temperaturas (24 e 40 °C), mas a estabilidade química, apresentada pelo teor de CY (%) na formulação, mostrou que a taxa de degradação de CY aumentou 20x quando submetida a condição de estresse (40 °C). Ratos Wistar machos foram tratados com IOS 1.5 (solução oral industrial 1,5 mg.kg-1) ou salina por 21 dias e IOS 5.0 ou COS (5 mg.kg-1) ou placebo por gavagem por 23 dias. O tratamento com IOS 1.5 aumentou o colesterol hepático em 30 % sem alterar o fígado e o peso corporal neste grupo. Em contraste, o tratamento com IOS e COS (5 mg.kg-1) aumentou o peso corporal final em 8 % em comparação ao placebo. Curiosamente, o grupo COS apresentou aumento do glicogênio hepático acompanhado de redução da ingestão alimentar em comparação à IOS. Entretanto, COS e IOS 5.0 não induziram alterações no peso do tecido adiposo, peso do fígado, bem como nos níveis séricos de glicose, triacilglicerol e colesterol. Este trabalho nos fornece dados que comprovam a estabilidade da solução magistral em temperatura ambiente, além de induzir o aumento do peso corporal final de ratos sem alteração no metabolismo de glicose e lipídios.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Karine Ferreira da Costa, Letícia Isabeli Silveira Cunha, Lucas Aparecido Gordilho, Gabriel Salerno Costa, Renê Oliveira do Couto, Valéria Ernestânia Chaves, Ana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.