A abordagem das mudanças climáticas nos livros didáticos de Ciências da Natureza da rede pública estadual de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.122701Palavras-chave:
ensino, crise climática, ações antrópicasResumo
Este trabalho avaliou como as mudanças climáticas estão sendo abordadas nos livros didáticos de Ciências da Natureza aprovados no PNLD 2021 e, disponibilizados para as turmas de Ensino Médio das escolas da rede pública estadual de Sergipe. Para tanto, realizou-se análise de conteúdo da coleção didática “Moderna Plus”. A avaliação mostrou que, dos seis livros da coleção referente ao primeiro ano, apenas dois abordam aspectos sobre as mudanças climáticas. Notou-se, também, a ausência de uma abordagem regional e apresentação das contradições e controvérsias acerca do tema, trazendo uma perspectiva superficial sobre as mudanças climáticas. Sugere-se um processo contínuo de revisão e atualização do conteúdo presente nos livros, formação continuada dos docentes e uso de metodologias ativas, para contextualizar e aproximar os discentes das questões climáticas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Antônio Vitor Santos Batista, Christiane Ramos Donato, Alexandre de Siqueira Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.