Síntese de óxido de nióbio(V) dopado com lantânio e sua aplicação na reação esterificação do ácido oleico com etanol
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.107201Palavras-chave:
Nb2O5, catálise, esterificaçãoResumo
O óxido de nióbio(V), Nb2O5, é um material que vem ganhando destaque nas pesquisas por sua aplicação em catálise de reações orgânicas, entre elas a reação de esterificação, uma das mais importantes na sociedade moderna. Para alterar as propriedades dos catalisadores a fim de melhorá-los, pode-se dopá-los com outros elementos. Tendo em vista esses pontos, o foco deste trabalho foi sintetizar óxido de nióbio(V) amorfo dopado com lantânio e comparar a sua ação catalítica com óxido de nióbio(V) amorfo e óxido de nióbio(V) pseudo-hexagonal sintetizados pela rota solvotérmica na reação de esterificação do ácido oleico com o etanol. O óxido de nióbio(V) pseudo-hexagonal foi sintetizado por aquecimento convencional de uma solução contendo íons nióbio(V) em álcool benzílico e os catalisadores amorfos aquecidos por micro-ondas 2,45 GHz. Ao final do trabalho, com ensaios catalíticos de 1 hora a 60 °C e variando o catalisador em 0,2% e 0,6%, a amostra amorfa mostrou maiores taxas de conversão, sendo que com a adição do lantânio houve um pequeno aumento nesta taxa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Giovanni Miraveti Carriello, Guilherme Manassés Pegoraro, Alessandro de Souza Mourato, Giovanni Pimenta Mambrini
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.