Variabilidade química do óleo essencial de Piper obliquum Ruiz & Pavan. coletada na Estação Ecológica de Cuniã, Porto Velho-Rondônia
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.017201Palavras-chave:
Piperaceae, variação sazonal, terpenosResumo
A sazonalidade é um dos fatores que influenciam no metabolismo secundário das plantas, afetando a composição dos óleos essenciais. A família Piperaceae tem importância ecológica e econômica, sendo a Piper obliquum Ruiz & Pav. representante dessa família. Esta espécie é denominada pelos índios Yanomani de Papiu como xama-hanaki. A planta foi coletada na Estação Ecológica de Cuniã, Porto Velho, Rondônia, em cinco períodos do ano, abrangendo os meses de outubro, novembro de 2011 e fevereiro, maio e agosto de 2012. A extração do óleo essencial foi realizada por meio da hidrodestilação e análise do material foi através de cromatografia a gás associada à espectrometria de massas. Os componentes determinados nas foram majoritariamente da classe dos terpenos, onde o maior teor foi de α-pineno, canfeno e β-pineno. A análise de agrupamento hierárquico resultou na formação de grupos distintos para as amostras nos meses de outubro, novembro e agosto para os períodos de fevereiro e maio. Através da Análise de Correspondência Múltipla (ACM) e Análise de Componentes Principais (ACP) verificou-se que alguns constituintes não apresentaram variações significativas, porém muitas substâncias demonstraram correlação positiva concernente ao período coletado. A maioria dos compostos apresentou baixa composição independente do período coletado. A variação química observada dos espécimes obtidos nos diferentes meses corrobora com a influência do ambiente na variação dos componentes do metabolismo secundário dos vegetais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jussara Rojas e Silva Aizzo, Angelo Gilberto Manzatto, Adeilza Felipe Sampaio, Mariangela Soares Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.