Fitossociologia de componente lenhoso de uma área de vegetação em Floriano, sul do Piauí
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.011201Palavras-chave:
Caatinga, Cerrado, conservaçãoResumo
Esse estudo se propõe realizar um inventário fitossociológico em uma área de vegetação com características de semiárido, no município de Floriano, região Sul do estado do Piauí, visando minimizar a lacunas no conhecimento sobre o bioma. Nesse estado, as fitosisionomias são influenciadas por distintos ecossistemas e apresenta áreas transicionais (caatinga/cerrado) ainda pobremente estudadas. Foi realizada uma amostragem da vegetação na Fazenda Experimental do Colégio Técnico de Floriano (CTF), cujos pontos quadrantes foram dispostos. Parâmetros fitossociológicos (área basal, dominância relativa, frequência relativa e densidade relativa) foram calculados usando o software Fitopac 2.1 e RStudio. Na área inventariada foram contabilizados 684 indivíduos (643 indivíduos vivos e 41 mortos), totalizando 28 etnoespécies, identificados entre 13 espécies, nove gêneros, três ao nível de família e cinco desconhecidos. Combretaceae se destacou na área estudada. Provavelmente por ser pioneira, heliófila e se adaptar bem ao clima local. Assim, a variação no número de espécies encontradas nos diversos estudos para a caatinga e/ou cerrado pode ser explicada por alguns fatores tais como, topografia, tipo e permeabilidade do solo, pluviosidade local, perturbações antrópicas e até os critérios de inclusão para a seleção da amostra. Essas pesquisas são essenciais para a elaboração de estratégias de conservação por conta do conhecimento e registro dos distintos ambientes florísticos e fitofisionômicos da flora local.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Maria Clara Santos Dantas, José Ribamar Sousa Júnior, Júlio Marcelino Monteiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.