Estudo dos parâmetros cinéticos do pico em 170°C da amazonita
Palavras-chave:
termoluminescência, amazonita, parâmetros cinéticos, dosimetria.Resumo
A amazonita é uma variedade mineral de feldspato potássico de coloração esverdeada, com formula química (KAlSi3O8) e estrutura cristalina triclínica. Estudos sobre a termoluminescência (TL) da amazonita mostraram dois picos de TL, um em torno de 170 °C e outro em 240 °C, e indicaram que esse tipo de material poderia ser utilizado em dosimetria de altas doses ou em datação arqueológica. No entanto, a dosimetria termoluminescente é baseada no tempo de vida dos picos e, como a previsão desse tempo se baseia nos parâmetros cinéticos energia de ativação (Et), freqüência fator s, e na ordem cinética (b), a sua determinação é de suma importância para fazer um prognóstico seguro da dose acumulada em qualquer mineral utilizando TL. Sendo assim, neste trabalho foi aplicado um método a fim de encontrar os parâmetros de cinéticos da amazonita e com eles determinar o tempo de vida de cada pico de TL.Downloads
Como Citar
Santos, H. N., Cardoso, L. X., Campos, S. S., Lima, A. S., Ferreira, F. C. L., Oliveira, R. A. P., & Souza, S. O. (2011). Estudo dos parâmetros cinéticos do pico em 170°C da amazonita. Scientia Plena, 4(11). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/723
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.