Tecnologias móveis no setor florestal: usando smartphones para medir a altura das árvores
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.037301Palavras-chave:
dendrometry, forest inventory, hypsometerResumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o uso do aplicativo Smart Measure em smartphone para a mensuração da altura de árvores, comparar os resultados com as alturas reais obtidas com trena após o abate e com os resultados de dois instrumentos hipsométricos (Suunto e TruPulse 200) tradicionalmente utilizados no setor florestal. O trabalho foi realizado com 30 indivíduos localizados em plantio homogêneo de Eucalyptus spp. com 6 anos de idade. As árvores foram mensuradas por 3 operadores, com treinamento prévio e sem comunicação entre si. As alturas obtidas foram comparadas e analisadas, por meio de estatísticas descritivas e análises fatoriais. A habilidade e o treinamento do operador foram fatores determinantes, mas os três instrumentos apresentaram possibilidade de obtenção de medidas de altura confiáveis e precisas, de modo que, o aplicativo Smart Measure pode ser utilizado com confiabilidade para a medição de altura de árvores, desde que haja treinamento prévio do operador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Ivan Faustino da Silva Junior, Juliana Lorensi do Canto, Débora de Melo Almeida, João Gilberto Meza Ucella Filho, Gualter Guenther Costa da Silva, José Augusto da Silva Santana, Ermelinda Maria Mota Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.