Dose efetiva coletiva na população pernambucana devido a procedimentos diagnósticos em medicina nuclear

Autores

  • Alberon Ribeiro de Araújo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM / FIOCRUZ
  • Fabiana Farias de Lima Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste - CRCN-NE/CNEN

Resumo

Este trabalho apresenta um levantamento dos procedimentos em medicina nuclear realizado em Pernambuco (Brasil) a fim de fornecer subsídios para estabelecer os níveis de referência no Brasil e estimar a dose efetiva coletiva na população pernambucana. Os dados avaliados foram o tipo de radiofármaco utilizado, a atividade administrada, o número de cada tipo de exame e a idade e sexo dos pacientes no período de 2000 a 2004 em sete serviços de medicina nuclear. Baseado na ICRP-60, foram efetuados os cálculos da dose efetiva coletiva (Ecol). Os resultados mostraram uma freqüência média anual de 2,36 exames/1000 habitantes e a cintilografia cardiovascular é o procedimento mais comum (50%). Os resultados também indicam que as atividades administradas aos pacientes são mais elevadas do que as recomendadas pela IAEA na maioria dos exames. Essa diferença pode refletir as diferenças nos programas de controle de qualidade implementados. Foi observado que a Ecol anual (1.718 homem.Sv) e a E/habitante anual (0,22 mSv) se apresentaram mais elevadas que a de outros países. Assim, sugere-se que os protocolos sejam revisados a fim de reduzir a dose nos pacientes sem reduzir a qualidade da imagem.

Biografia do Autor

Alberon Ribeiro de Araújo, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, CPQAM / FIOCRUZ

Biomédico pela Universidade Federal de Pernambuco, com especialização em micologia e mestrado em andamento em Tecnologias Energéticas e Nucleares.

Fabiana Farias de Lima, Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste - CRCN-NE/CNEN

Pesquisadora Associada do Departamento de Técnicas Analíticas e Nucleares com projetos de pesquisa nas áreas de dosimetria e radioproteção, principalmente em Medicina Nuclear.

Downloads

Publicado

2010-04-28

Como Citar

Araújo, A. R. de, & Lima, F. F. de. (2010). Dose efetiva coletiva na população pernambucana devido a procedimentos diagnósticos em medicina nuclear. Scientia Plena, 6(4). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/72

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)