Modelagem da dependência do consumo de coagulante dos parâmetros brutos da água: ajuste de um modelo de regressão linear
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.119918Palavras-chave:
parâmetros da água bruta, regressão linear múltipla, dosagem de sulfato de alumínioResumo
O crescimento da demanda por água potável vem aumentando gradativamente e consequentemente a necessidade de melhorias no tratamento também. Um dos fatores determinantes da qualidade da água potável, tanto no ponto de vista de saúde quanto no ambiental, é a quantidade de coagulante utilizada no processo de tratamento da água, visto que a dosagem pode variar de acordo com características físico-químicas da água bruta. Neste sentido, este trabalho apresenta o desenvolvimento inicial de um modelo capaz de predizer quantidades de coagulante para um determinado volume de água bruta, contemplando como variáveis independentes características específicas da água. Adotou-se como estratégia metodológica a análise de regressão linear múltipla realizada via software R em três etapas principais: coleta e separação dos dados, modelagem e validação do modelo. Os dados foram disponibilizados pela empresa CORSAN/RS, com recorte temporal do ano de 2015 a 2019 correspondentes a duas cidades. Os resultados mostraram a existência de uma relação estatisticamente considerável entre a variável dependente, consumo do coagulante (sulfato de alumínio) e as variáveis independentes (turbidez, cor, alcalinidade, matéria orgânica e volume aduzido). O valor de R² ajustado de 0,95 indica que modelo de predição está estatisticamente satisfatório. Ou seja, as facilidades de ajuste aliadas ao bom desempenho dos fenômenos estudados mostra que o modelo apresentado inicialmente pode ser aplicado para melhorar os processos de tratamento de água em estações de porte e processos similar.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Bruna Jann Leite, Nilo Eduardo Kehrwald Zimmermann, Vera Lúcia Duarte Ferreira, Fernando Luis Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.