Manejo pré-colheita e épocas de colheita de mandioca de mesa
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.030202Palavras-chave:
Manihot esculenta Crantz, conservação das raízes, qualidade tecnológicaResumo
Estudos sobre manejo pós-colheita e práticas de poda em mandioca cultivada para consumo consistem em informações variadas, muitas vezes inconsistentes, sendo necessário ampliar o conhecimento disponível. Portanto, este trabalho tem como objetivo avaliar o manejo da parte aérea e épocas de colheita de mandioca de mesa no município de Vitória da Conquista, BA. Foi utilizado o delineamento em blocos casualizados com os tratamentos arranjados em esquema de parcelas subdivididas. Os manejos (poda e desfolha) foram distribuídos nas parcelas e duas épocas de colheita (8 e 12 meses) em subparcelas, com 4 repetições. Aos 212 e 334 dias após o plantio, foram realizadas podas e desfolha da parte aérea, e 30 dias depois, as raízes foram colhidas. O ciclo de 12 meses foi associado à maior produtividade (13,18 t ha-1) e melhor conservação das raízes (6,98%); no entanto, as raízes apresentaram maior qualidade para consumo in natura quando colhidas mais cedo (8 meses). A poda 30 dias antes da colheita é uma prática que reduz a deterioração fisiológica das raízes quando comparada a plantas sem manejo da parte aérea.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Fabrício Vieira Dutra, Anselmo Eloy Silveira Viana, Sylvana Naomi Matsumoto, Adriana Dias Cardoso, Cristiane Martins Veloso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.