Perfil Sanitário dos Apicultores Piauienses quanto as boas Práticas Apícolas

Autores

  • Sinevaldo Gonçalves de Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
  • Maria Christina Sanches Muratori Universidade Federal do Piauí
  • Aline Marques Monte Universidade Federal do Piauí
  • Rosana Madeira Carneiro ufpi
  • Darcet Costa Souza UFPI
  • Laurielson Chaves Alencar UFPI

Palavras-chave:

Mel, Unidade de Extração de Produtos apícolas.

Resumo

Analisou-se o perfil sanitário de apicultores em função da utilização adequada das Boas Práticas Apícolas (BPA) no Piauí. Utilizou-se o método de levantamento de dados primários pelo questionário compreendendo as informações referentes aos meses de janeiro de 2009 a março de 2010 em 60 apicultores, de 15 associações do Semiárido Piauiense. A coleta de dados foi realizada com três grupos distintos de 20 apicultores, conforme os níveis de utilização das BPA. Os Grupos foram: apicultores que utilizam em um melhor nível as BPA, possuindo Unidade de Extração de Produtos Apícolas (UEPA) dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente (Grupo1); apicultores que não utilizam as BPA corretamente, possuindo UEPA fora dos padrões exigidos pela legislação vigente (Grupo2) e apicultores que não utilizam corretamente as BPA, não possuindo UEPA (Grupo3). O questionário, com questões abertas e fechadas, foi dividido em cinco blocos: A- Materiais Utilizados; B- Localização e instalação de apiários; C- Manejo de Colmeias, D- Coleta e transporte dos favos com mel; F- Unidade de Extração de Produtos Apícolas. A utilização das BPA é uma ferramenta eficiente para diferenciar os apicultores e diminuir os possíveis riscos de qualidade do mel de abelhas Apis mellifera L. do campo à UEPA. O nível de utilização de BPA está relacionado diretamente com a existência de infraestrutura produtiva, principalmente à existência de Unidade de Extração de Produtos Apícolas. 

Biografia do Autor

Sinevaldo Gonçalves de Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Dr em Ciência Animal com enfase em apicultura. professor Adjunto do Curso de Zootecnia da Universidade Federal do Piauí, Campus de bom Jesus.

Maria Christina Sanches Muratori, Universidade Federal do Piauí

Medica Veterinária, Doutora, Professora Associada-Departamento de Morfofisiologia Veterinária-CCA-UFPI

Aline Marques Monte, Universidade Federal do Piauí

Médica Veterinária, Aluna da Pós-graduação em ciência animal da UFPI

Rosana Madeira Carneiro, ufpi

Nutricionista, mestre em Alimentos pela Universidade Federal do Piauí

Darcet Costa Souza, UFPI

Engenheiro Agrônomo, Doutor- Professor Associado-Departamento de Zootecnia – CCA – UFPI

Laurielson Chaves Alencar, UFPI

Engenheiro Agrônomo, Mestre, Professor Assistente-Campus Amílcar Ferreira Sobral –Floriano (CAFS/UFPI)

Downloads

Publicado

2013-07-20

Como Citar

Moura, S. G. de, Muratori, M. C. S., Monte, A. M., Carneiro, R. M., Souza, D. C., & Alencar, L. C. (2013). Perfil Sanitário dos Apicultores Piauienses quanto as boas Práticas Apícolas. Scientia Plena, 9(5). Recuperado de https://scientiaplena.emnuvens.com.br/sp/article/view/713

Edição

Seção

Artigos