Perfil Sanitário dos Apicultores Piauienses quanto as boas Práticas Apícolas
Palavras-chave:
Mel, Unidade de Extração de Produtos apícolas.Resumo
Analisou-se o perfil sanitário de apicultores em função da utilização adequada das Boas Práticas Apícolas (BPA) no Piauí. Utilizou-se o método de levantamento de dados primários pelo questionário compreendendo as informações referentes aos meses de janeiro de 2009 a março de 2010 em 60 apicultores, de 15 associações do Semiárido Piauiense. A coleta de dados foi realizada com três grupos distintos de 20 apicultores, conforme os níveis de utilização das BPA. Os Grupos foram: apicultores que utilizam em um melhor nível as BPA, possuindo Unidade de Extração de Produtos Apícolas (UEPA) dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente (Grupo1); apicultores que não utilizam as BPA corretamente, possuindo UEPA fora dos padrões exigidos pela legislação vigente (Grupo2) e apicultores que não utilizam corretamente as BPA, não possuindo UEPA (Grupo3). O questionário, com questões abertas e fechadas, foi dividido em cinco blocos: A- Materiais Utilizados; B- Localização e instalação de apiários; C- Manejo de Colmeias, D- Coleta e transporte dos favos com mel; F- Unidade de Extração de Produtos Apícolas. A utilização das BPA é uma ferramenta eficiente para diferenciar os apicultores e diminuir os possíveis riscos de qualidade do mel de abelhas Apis mellifera L. do campo à UEPA. O nível de utilização de BPA está relacionado diretamente com a existência de infraestrutura produtiva, principalmente à existência de Unidade de Extração de Produtos Apícolas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.