Perfil Sanitário dos Apicultores Piauienses quanto as boas Práticas Apícolas

Sinevaldo Gonçalves de Moura, Maria Christina Sanches Muratori, Aline Marques Monte, Rosana Madeira Carneiro, Darcet Costa Souza, Laurielson Chaves Alencar

Resumo


Analisou-se o perfil sanitário de apicultores em função da utilização adequada das Boas Práticas Apícolas (BPA) no Piauí. Utilizou-se o método de levantamento de dados primários pelo questionário compreendendo as informações referentes aos meses de janeiro de 2009 a março de 2010 em 60 apicultores, de 15 associações do Semiárido Piauiense. A coleta de dados foi realizada com três grupos distintos de 20 apicultores, conforme os níveis de utilização das BPA. Os Grupos foram: apicultores que utilizam em um melhor nível as BPA, possuindo Unidade de Extração de Produtos Apícolas (UEPA) dentro dos padrões exigidos pela legislação vigente (Grupo1); apicultores que não utilizam as BPA corretamente, possuindo UEPA fora dos padrões exigidos pela legislação vigente (Grupo2) e apicultores que não utilizam corretamente as BPA, não possuindo UEPA (Grupo3). O questionário, com questões abertas e fechadas, foi dividido em cinco blocos: A- Materiais Utilizados; B- Localização e instalação de apiários; C- Manejo de Colmeias, D- Coleta e transporte dos favos com mel; F- Unidade de Extração de Produtos Apícolas. A utilização das BPA é uma ferramenta eficiente para diferenciar os apicultores e diminuir os possíveis riscos de qualidade do mel de abelhas Apis mellifera L. do campo à UEPA. O nível de utilização de BPA está relacionado diretamente com a existência de infraestrutura produtiva, principalmente à existência de Unidade de Extração de Produtos Apícolas. 


Palavras-chave


Mel, Unidade de Extração de Produtos apícolas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 Scientia Plena

Licença Creative Commons
Todo conteúdo deste periódico, salvo quando explicitado de forma diferente, está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.