Verificação de modelo computacional para placas com enrijecedores do tipo viga-caixão submetidas à carga transversal uniformemente distribuída
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.119914Palavras-chave:
placas enrijecidas, enrijecedor tipo viga-caixão, simulação numérica estruturalResumo
A utilização de modelos computacionais para avaliar o comportamento mecânico em estruturas de aço é amplamente difundida para aplicações acadêmicas e comerciais/industriais. Este trabalho propõe um modelo numérico desenvolvido no software ANSYS Mechanical APDL, que é baseado no Método dos Elementos Finitos, para analisar a deflexão de placas de aço com enrijecedores do tipo viga-caixão com formato trapezoidal, também conhecidas como hat-stiffened plates. O objetivo deste estudo é verificar o modelo computacional proposto, que emprega o elemento finito do tipo SHELL281, comparando seus resultados com os de dois estudos anteriores que adotam elementos finitos tipo SHELL63, SHELL93, SHELL181 e/ou BEAM3, analisando o comportamento mecânico das placas em termos da deflexão máxima na estrutura. Para isso, dois estudos de caso encontrados na literatura foram aqui reproduzidos. A diferença máxima encontrada em relação aos resultados da literatura para o estudo de caso 1 foi de 1,40% para uma placa simplesmente apoiada; já o estudo de caso 2 apresentou uma diferença média de 3,30% para a placa simplesmente apoiada e 2,43% para a placa engastada. Portanto, a partir destes resultados foi possível considerar o modelo computacional proposto como devidamente verificado.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mariana Alvarenga Alves, Eduarda Machado Rodrigues, Diulia Camargo Vieira, Vinícius Torres Pinto, Luiz Alberto Oliveira Rocha, Elizaldo Domingues dos Santos, Liércio André Isoldi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.