Avaliação do óxido de grafeno como atenuador do efeito tóxico do alumínio na germinação de sementes de trevo persa
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.040201Palavras-chave:
grafeno, processo germinativo, Trifolium resupinatum L.Resumo
O objetivo deste estudo foi analisar o efeito do óxido de grafeno na germinação de sementes de trevo Persa e seu possível efeito atenuante no estresse por alumínio. As sementes foram semeadas em papel substrato e testadas em concentrações variadas de óxido de grafeno, alumínio e/ou óxido de grafeno + alumínio concomitantemente. Em seguida, foram armazenados em câmara de germinação à temperatura de 20 °C e fotoperíodo de 12 h. Os nanomateriais foram caracterizados por espectroscopia Raman, difração de raios X, espectroscopia por transformada de Fourier e microscopia eletrônica de varredura. Foram avaliados a germinação das sementes e os parâmetros de crescimento das plântulas) (comprimento e massa seca). O nanomaterial não causou efeitos adversos na germinação de sementes de trevo Persa. Entretanto, a adição de alumínio acima de 125 mg L-1 foi considerada prejudicial, resultando em diminuição da germinação, do comprimento total e radicular e da massa seca das plântulas. No entanto, a exposição simultânea ao óxido de grafeno/alumínio não afetou o crescimento inicial nem os parâmetros de germinação das sementes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Raquel Stefanello, Wagner Jesus da Silva Garcia, Theodoro da Rosa Salles, Cristiano Rodrigo Bohn Rhoden
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.