Uso de macroinvertebrados bentônicos para análise integrada da Sub-Bacia do Ribeirão Conquistinha, afluente do Rio Grande (MG, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.022401Palavras-chave:
biomonitoramento, parâmetros físico-químicos, qualidade da águaResumo
O Ribeirão Conquistinha é um importante afluente do Rio Grande e sua sub-bacia recebe influência da ocupação urbana. Foi realizada avaliação da qualidade ambiental dessa sub-bacia utilizando macroinvertebrados bentônicos como bioindicadores, além de análises físico-químicas, microbiológicas e aplicação do Protocolo de Avaliação Rápida. Os resultados apontaram melhor qualidade das águas em regiões de mata ciliar, reforçando a sua importância na proteção do ecossistema. A redução significativa na qualidade ambiental foi observada nos locais que recebiam efluente industrial e doméstico, mostrando o seu efeito deletério sobre a comunidade biológica. Os locais com atividades rurais apresentaram qualidade da água intermediária. Assim, os resultados reforçam o uso dos bioindicadores para uma análise integrada da qualidade da água, indicando contaminação da sub-bacia e sugerindo graves impactos ambientais no metabolismo do ecossistema e na vida aquática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Gabriela Nascimento Moreira, Amanda Cunha Biscalquini, Igor Augusto Vieira Gonçalves, Elcides Rodrigues da Silva, Ana Paula Milla dos Santos Senhuk, Ana Carolina Borella Marfil Anhê
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.