Osmocote® proporciona melhores mudas de Calophyllum brasilienese Cambess
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.090203Palavras-chave:
produção de mudas, guanandi, análise nutricionalResumo
Mudas de espécies florestais são fundamentais para implantação de projetos de reflorestamento para fins comerciais ou ambientais e/ou restauração de áreas degradadas. Dentre os fatores com grande destaque na produção de mudas, tem-se os fertilizantes. Atualmente, o uso de fertilizante de liberação controlado é muito empregado, uma vez que, proporciona mudas de qualidade. Objetivou-se avaliar o efeito de diferentes doses de Osmocote® no crescimento e nutrição de mudas de Calophylum brasiliense. O experimento foi realizado em delineamento inteiramente casualizado, com cinco doses crescentes do fertilizante de liberação controlada Osmocote® (0,0; 2,0; 4,0; 6.0 e 8,0 g L-1). Cada tratamento utilizou 10 repetições (uma planta por repetição). Aos 120 dias após o transplantio, foi realizada a avaliação de parâmetros morfológicos das mudas e análise nutricional da parte aérea (folhas). A dose 4,0 g L-1 fornece a melhor resposta para às variáveis, altura, diâmetro de caule, número de folhas, massa seca da parte aérea e radicular e índice de qualidade de Dickson. O uso de doses abaixo de 4,0 g L-1 ou acima de 6,0 g L-1 diminuíram a qualidade das mudas de C. brasiliense. A análise nutricional indicou comportamento quadrático para os macronutrientes P, F, S e Mg, a exceção de N e Ca (linear). Para os micronutrientes, o comportamento foi linear par B e Fe e quadrático para Mn e Zn com o aumento da dose de Osmocote®. Conclui-se, a dose 4,0 g L-1 de Osmocote® melhorou a nutrição e a qualidade das mudas de C. brasiliense.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Iselino N Jardim, Marizani L Matos, Marinalda P Rosário, Márcia O S Hamada
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.