Estratégias da mistura vertical na Plataforma Opendrift: a solução analítica e esquema Random Walk
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.119904Palavras-chave:
microplástico, trajetória, prediçãoResumo
A predição de cenários para o deslocamento de microplásticos no oceano ainda é uma tarefa desafiadora, onde a evolução da trajetória das partículas é baseada em estratégias estocásticas a cada evolução temporal. A plataforma Opendrift apresenta uma solução de evolução da trajetória do microplástico usando duas estratégias para mistura vertical turbulenta. Este trabalho simulou a emissão de partículas de microplásticos na região do Rio de Janeiro (Baía de Guanabara) e observou sua profundidade ao longo de um ano. Atento a diferenças sutis, uma análise estatística foi proposta para observar como as partículas são afetadas pelas estratégias individualmente. As observações preliminares não mostraram nenhuma modificação significativa na superfície, mas a profundidade teve importante alteração no movimento. Observou-se uma dispersão das coordenadas XY de cada partícula a partir de análise estatística. Os resultados demonstraram significativa movimentação individual de cada partícula de microplástico Este estudo encoraja a necessidade de um protocolo para decidir qual estratégia a ser usada em simulações computacionais para que as tarefas de monitoramento possam ter maior eficiência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nikolas Gomes Silveira de Souza, Jader Lugon Jr, Antônio José da Silva Neto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.