β-frutofuranosidase termoacidofílica induzida com farelo de soja produzido por um novo Aspergillus flavus isolado da Mata Atlântica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2024.011501Palavras-chave:
enzima, fungo filamentoso, purificaçãoResumo
Elevada produção de beta-frutofuranosidase foi obtida com o novo fungo Aspergillus flavus isolado da Mata Atlântica em cultivo sólido suplementados com farelo de soja (53,36 U/ml). Esta beta-frutofuranosidase obtida após 6 dias de cultivo com o farelo de soja foi parcialmente purificada por colunas cromatográficas de troca iônica DEAE-Sephadex, com rendimento final de 19%, com massa molecular aparente de 37 KDa por SDS-PAGE. O pH e a temperatura ótima de atividade da enzima foram de 5,0 e 60°C, respectivamente. A enzima exibiu estabilidade ao pH com 70% de atividade residual após 12 horas na faixa de pHs ácido (5,0 e 5,5), enquanto que nas temperaturas de 45ºC a 55ºC a enzima mostrou estabilidade superior a 50%. Portanto, as características dessa invertase termoacidofílica de A. flavus apresenta potencial para uso em diversos processos biotecnológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Diandra de Andrades , Tatiane Sayuri Inagaki, Lucas Alejandro Lopez Karg, Fabíola Ayumi Yassuda Minomo, Natália Sartori Brandão, Caroline Henn, Alexandre Maller, José Luis da Conceição Silva , Rita de Cássia Garcia Simão, Marina Kimiko Kadowaki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.