Modelagem matemática e simulação numérica de um biosensor amperométrico enzimático de monocamada: uma aplicação da abordagem do Método das Diferenças Finitas (MDF)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.119903Palavras-chave:
biossensor amperométrico, método das diferenças finitas, modelagemResumo
Biossensores são uma classe de sensores destinados a realizar medições envolvendo substâncias orgânicas. Esses sensores apresentam inúmeras vantagens de utilização, que vão desde a miniaturização até a portabilidade do equipamento, possibilitando assim sua utilização de forma fácil e em uma gama muito ampla de locais. Este trabalho tem como foco avaliar o funcionamento de um biossensor amperométrico enzimático de monocamada através de um processo de modelagem matemática de seu princípio de funcionamento a partir de Equações Diferenciais Parciais (EDP) e das condições de contorno/iniciais que regem e caracterizam este tipo de equipamento, os sistemas de equações criadas foram resolvidas com base nas técnicas do Método das Diferenças Finitas (MDF) e com o auxílio de um código computacional para fornecer a solução do sistema avaliado. Por fim, foram simulados testes para avaliar os impactos que cada parâmetro exerce na resposta do sistema, foram realizados testes de sensibilidade para cada um de seus parâmetros, por meio de um biossensor amperométrico enzimático de monocamada. Com os resultados, foi possível observar os impactos que fatores como a taxa enzimática máxima (VMAX), a espessura da camada enzimática (d) e a concentração inicial do substrato (S0) têm na resposta do sistema, que são considerados importantes em um projeto de biossensores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniel Ribeiro Dessaune, Rosana Anita Silva da Fonseca, Jornandes Dias da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.