Frutos da Caatinga de Sergipe utilizados na alimentação humana
Palavras-chave:
frutíferas, cactaceae, semiáridoResumo
A caatinga é um bioma exlusivamente brasileiro. Em Sergipe, 42 dos 75 municípios possuem fragmentos desta vegetação. Ao contrário do que se pensava, ela abriga uma grande diversidade de espécies, das quais muitas são utilizadas pela população regional, principalmente para alimentação, como as frutíferas, por exemplo. As frutíferas nativas que ocorrem no Nordeste ainda são pouco conhecidas, dada essa falta de conhecimento sobre os frutos nativos do nordeste brasileiro, realizamos um levantamento dos frutos da Caatinga consumidos pela população sergipana. A coleta de dados baseou-se nos acervos do Herbário da Universidade Federal de Sergipe (ASE) e no Herbário de Xingó (HX). Posteriormente, foram aplicados questionários aos feirantes do Mercado Municipal de Aracaju e da Central de Abastecimento de Aracaju S/A (CEASA), e em outros seis municípios inseridos na Caatinga, para verificar a procedência das frutas lá comercializadas. Foi registrada a ocorrência de 17 espécies distribuídas em 13 famílias com representantes comestíveis na Caatinga de Sergipe. As famílias Cactaceae, Myrtaceae, Anacardiaceae e Passifloraceae apresentaram duas espécies cada, sendo que nas duas primeiras famílias, as espécies são pertencentes a gêneros diferentes e as duas últimas ao mesmo gênero. As demais famílias apresentaram apenas um representante comestível: Annonaceae, Apocynaceae, Arecacea, Brassicaceae, Fabaceae, Rhamnaceae, Rubiaceae , Sapindaceae e Sapotaceae.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.