Qualidade de vida, aspectos sociodemográficos, atividade física e saúde de universitárias do sul da Bahia durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.082801Palavras-chave:
qualidade de vida, discentes, COVID-19Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a associação entre fatores sociodemográficos e qualidade de vida, além de identificar o nível de atividade física e comportamento sedentário em universitárias, durante o período pandêmico da COVID-19. Participaram do estudo 60 universitárias (26,6±0,6 anos) dos cursos de graduação e pós-graduação de uma Universidade pública no sul do estado da Bahia, Brasil. A qualidade de vida foi avaliada pelo WHOQOL-Bref e a atividade física pela versão curta do questionário IPAQ. Foram realizadas análises descritivas e bivariadas. O coeficiente de correlação parcial e de Spearman foram utilizadas para identificar a relação entre as variáveis sociodemográficas e os domínios da qualidade de vida. Adotou-se o nível de significância de 5%. A prevalência de inatividade física foi alta (38,3%) com mediana de 360 min/dia de tempo despendido na posição sentada. Observou-se associação entre o curso/nível de instrução e todos os domínios da qualidade de vida, variando de fraca a moderada, mesmo controlando para as covariáveis (COVID-19 e Comorbidades) (r=0,278 a r=0,507; p<0,05). Da mesma forma, a associação entre idade e os domínios Físico e Psicológico mantiveram-se mesmo após o controle. Excetuando-se a renda, as variáveis sociodemográficas associaram-se parcialmente aos domínios da qualidade de vida nas universitárias deste estudo, sugerindo pequena influência das covariáveis relacionadas à saúde na redução da força das correlações. Por fim, a prevalência de inatividade física foi elevada, além de apresentarem tempo despendido sentado semelhante durante a semana e final de semana.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Daniela Simões Gomes Moscardini, Camila Fabiana Rossi Squarcini, Marcos Rodrigo Trindade Pinheiro Menuchi, David Ohara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.