Gliricidia sepium (Jacq.) Kunth ex Walp como fonte de nutrientes na produção orgânica de jambu (Acmella oleracea (L.) R. K. Jansen)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.090202Palavras-chave:
adubação, FabaceaeResumo
O cultivo de produtos orgânicos ao longo dos anos tem se intensificado trazendo benefícios à saúde e agregando valor monetário a cultura produzida. Os compostos orgânicos usados no cultivo do jambu não têm sido suficientes para atender as demandas nutricionais da planta, desse modo faz-se necessário o uso de materiais para diminuir tal problema, como exemplo, a gliricídia, rica em nitrogênio e em outros nutrientes. À vista disso, a presente pesquisa teve por objetivo avaliar o efeito do incremento de diferentes doses de gliricídia com composto orgânico e húmus de minhoca sobre a produtividade do jambu. A pesquisa foi realizada no IFPA - Campus Castanhal, no setor de produção e pesquisas em horticultura da instituição. O delineamento do experimento foi em blocos casualizados em esquema fatorial de 2x4, com quatro repetições, constituído de dois tipos de adubos orgânicos, sendo eles a compostagem e húmus de minhoca e diferentes variações de incremento de gliricídia. Aos 42 dias após o transplantio foi realizado a coleta e análise de massa fresca, altura de planta e massa seca. Os tratamentos que receberam 2,5 kg m-2 de gliricídia apresentaram os maiores resultados quanto a massa fresca, altura e produtividade. A gliricídia apresenta-se como uma alternativa promissora para a complementação da adubação orgânica, visto que é rico em nutrientes absorvidos pela planta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Laise de Souza de Oliveira, Esmailson Moreira dos Santos, Marta Laura Noronha da Silva Gonçalves, Gilberta Carneiro Souto, Antônio Elson Cunha Cavalcante, Rachel Muylaert Locks Guimarães
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.