Doses de nitrogênio e potássio para fertirrigação do morangueiro e sua influência em características químicas do solo
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.080201Palavras-chave:
nutrição mineral, produtividade, qualidadeResumo
Os nutrientes N e K são fundamentais para aumentar a produtividade e melhorar a qualidade dos frutos do morangueiro. Contudo, as doses desses nutrientes aplicadas via fertirrigação são definidas majoritariamente pela experiência de cultivo. O objetivo do presente estudo foi determinar a combinação de doses de N e K2O, aplicadas via fertirrigação na cultura do morangueiro cv. Camarosa, que proporcione maior produtividade e melhor qualidade de frutos, além de estabelecer seu efeito sobre características ligadas à nutrição das plantas e à fertilidade do solo. Para tanto, foi realizado um experimento de campo combinando doses de N e K2O aplicadas via fertirrigação no morangueiro cv. Camarosa. Foram avaliadas características de produtividade e qualidade dos frutos, bem como de nutrição das plantas e da fertilidade do solo. Foi possível concluir que: os nutrientes N e K, aplicados via fertirrigação na forma de adubos minerais, promovem incremento na produtividade do morangueiro, mas sua combinação deve ser equilibrada, visando garantir uma melhor qualidade dos frutos; a fertirrigação é uma prática efetiva para a nutrição das plantas de morango, devendo-se efetuar o monitoramento periódico do pH e da condutividade elétrica do solo, para que seja mantido ambiente edáfico adequado ao desenvolvimento da cultura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 André Guarçoni, Marlon Dutra Degli Esposti, Luiz Carlos Santos Caetano
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.