Otimização da extração de compostos bioativos da casca do café arábica por ultrassom e seu potencial como fonte de substâncias antioxidantes e aromáticas
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.051502Palavras-chave:
subprodutos, superfície de resposta, compostos bioativosResumo
Este trabalho teve como objetivo otimizar o processo de extração de compostos polifenólicos do resíduo industrial do café arábica (polpa, casca, mucilagem e pergaminho) por meio da técnica assistida por ultrassom, avaliar o potencial antioxidante dos extratos e determinar o perfil volátil do extrato com maior atividade antioxidante. Nos experimentos, a concentração de etanol, a razão solvente/sólido e o tempo de extração foram variados pelo delineamento rotacional composto central. Foram obtidos modelos matemáticos para extração de fenólicos totais, flavonoides totais e atividade antioxidante, sendo a concentração de etanol o parâmetro que mais afetou a extração. No extrato com maior potencial antioxidante pelos métodos DPPH e FRAP, foram detectados 43 compostos, com maiores concentrações de dietil acetal, acetato de isoamila, hexadecanoato de etila e limoneno, compostos conhecidos como aromas fragrantes. O resíduo industrial de café arábica apresentou potencial para futuras aplicações como fonte de substâncias bioativas e aromatizantes em produtos alimentícios, farmacêuticos ou cosméticos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sonja de França Andrade, Rafael Donizete Dutra Sandes, Larissa Almeida Soares, Narendra Narain, Luciana Cristina Lins de Aquino Santana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.