Efeito da composição de alimentação de butanol, etanol e acetona na pervaporação através de membranas de polidimetilsiloxano contendo carvão ativado
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.074201Palavras-chave:
biocombustível, membrana de matriz mista, separaçãoResumo
A rota ABE, cujos produtos são acetona, butanol e etanol, é um processo industrial que tem sido investigado pela possibilidade de incorporação de fontes renováveis como matéria-prima para produtos químicos e combustíveis. Considerando a toxicidade do 1-butanol para as células do mosto fermentativo, a pervaporação através de membrana de matriz mista de polidimetilsiloxano contendo 1% em massa de carvão ativado foi usada como alternativa para recuperar este álcool simultaneamente à sua produção. Soluções aquosas sintéticas de acetona, 1-butanol e etanol foram investigadas com teor total variando de 1,5 a 2,7% em massa de orgânicos. O fluxo e a seletividade do permeado (fatores de separação e de enriquecimento) foram medidos. Em relação ao transporte de orgânicos pela membrana, não houve relação linear entre a concentração na alimentação e o fluxo. Além disso, a sequência de permeação não seguiu um único mecanismo de transporte. Foram observados elevados fatores de separação e enriquecimento para acetona e butanol.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thaynara Brasil Felizardo, Bruno José Arcanjo Gonçalves, Katia Cecilia de Souza Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.