Identificação molecular e nível de infecção de Vairimorpha ceranae em Apis mellifera (Hymenoptera: Apidae)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.090201Palavras-chave:
nosemose, fungo, esporosResumo
Existem duas espécies de Vairimorpha spp. que pode acometer a Apis mellifera. Vairimorpha apis e V. ceranae são responsáveis por causar a doença nosemose, que é considerada uma das doenças mais prevalentes e economicamente devastadoras. Este trabalho teve como objetivo registrar a presença e o nível de infecção de Vairimorpha spp. em operárias de A. mellifera provenientes de colônias instaladas em apiários comerciais na Região da Bacia do Jacuípe, Bahia, Brasil. Foram realizadas coletas de abelhas em cinco apiários mensalmente durante um ano. As amostras foram transportadas para o laboratório de pesquisa Insecta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, na cidade de Cruz das Almas, Bahia. Foram realizadas análises por meio de microscopia óptica para detecção de esporos fúngicos e determinação do nível de infecção por meio de contagem dos esporos utilizando câmara de Neubauer. Posteriormente, as amostras nas quais foram observadas a presença de esporos foram submetidas a técnica de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), para identificação do fungo a nível de espécie. Os resultados revelam a detecção apenas da espécie V. ceranae em todos os cinco apiários avaliados por meio da PCR. O nível de infecção variou de nulo a semi-forte, embora não seja uma infecção forte. A espécie V. ceranae foi detectada durante todos os meses do ano e quando as condições ambientais são favoráveis tendem a multiplicar-se rapidamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vanessa Santos Louzado das Neves, Carine Mascena Peixoto, Geni da Silva Sodré, Carlos Alfredo Lopes de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.