Produção de porta-enxertos de limoeiro ‘Cravo’ em função de substratos alternativos e concentrações de chorume de vermicompostagem
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.070202Palavras-chave:
fruticultura, Copernicia prunifera, citrosResumo
Os substratos alternativos e adubação orgânica podem ser utilizados para a produção de mudas de diversas culturas, inclusive de espécies frutíferas. No entanto, seu uso combinado para a produção de porta-enxertos de limão ‘Cravo’ não foi testado até o momento. Portanto, o presente estudo avaliou diferentes substratos alternativos e concentrações de chorume de vermicompostagem aplicados via substrato na produção de porta-enxertos de limoeiro ‘Cravo’. Os tratamentos incluíram três substratos alternativos, palha de arroz carbonizada (PAC), bagana de carnaúba (BC) e sua combinação (PAC+BC), e três concentrações de chorume de vermicompostagem: 0, 100 e 200 mL L-1. O índice de velocidade de emergência (IVE) foi avaliado até 25 dias após a semeadura (DAS) e, aos 95 DAS, foram avaliadas as seguintes variáveis morfológicas: altura da planta, diâmetro do caule, comprimento da raiz, área radicular, área foliar, massa seca da parte aérea e massa seca da raiz. Os substratos alternativos e as concentrações de chorume de vermicompostagem afetaram significativamente (p<0,05) o IVE e todas as variáveis morfológicas avaliadas. Dentre os substratos testados, a BC apresentou os melhores resultados. A BC como substrato alternativo, combinada com 100 e 200 mL L-1 de chorume de vermicompostagem, afetou positivamente o comprimento da raiz, a área radicular, área foliar e a massa seca da parte aérea. Portanto, a BC associada a aplicação de chorume de vermicompostagem, maximiza a qualidade de porta-enxertos de limoeiro ‘Cravo’.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Taciella Fernandes Silva, Samuel Ferreira Pontes, Romário Martins Costa, Janaiane Ferreira dos Santos, Raissa Rachel Salustriano da Silva-Matos, Lídia Ferreira Moraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.