Avaliação da Temperatura de Secagem e Umidade Inicial na Cinética de Secagem e Propriedades de Transporte de Sementes de Feijão e Milho
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.044201Palavras-chave:
Modelos Empíricos, Parâmetros Distribuídos, Modelo GeneralizadoResumo
O objetivo deste estudo é avaliar a temperatura de secagem e o teor de umidade inicial na cinética de secagem e propriedades de transporte em sementes de feijão e milho. Verificou-se que o melhor ajuste de modelos empíricos concentrados foi obtido pelos modelos de Aproximação de Difusão e Hii, Law e Cloke. Isso era esperado porque o ajuste tende a melhorar conforme o modelo tem mais parâmetros. No entanto, apesar de ter apenas dois parâmetros, o modelo de Page apresentou bom ajuste em todas as condições analisadas, portanto, este modelo generalizado conseguiu prever dados experimentais com um desvio global máximo em torno de 10,0 %. A distribuição do teor de umidade no interior do grão também foi avaliada pelo modelo de parâmetros distribuídos, que pode prever dados experimentais com um desvio global em torno de 10,0 %. Os resultados indicaram que tanto a temperatura de secagem quanto a umidade inicial têm influência significativa nas taxas de secagem e nos coeficientes de transferência de massa e verificaram que não é aconselhável desprezar a influência do teor de umidade inicial e sua distribuição ao longo da posição no interior do material para estudos de secagem de sementes de feijão e milho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Caroline Raimundini Aranha, Andressa Lopes Ferrari, Flavio Mosella Nascimento, Luiz Mario de Matos Jorge, Rafael Oliveira Defendi
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.