Estoque e fluxo de serapilheira e nutrientes na Amazônia: definindo padrões dos últimos 40 anos de pesquisa científica
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.077301Palavras-chave:
análise bibliométrica, ciclio biogeoquímico, dinâmica de serapilheiraResumo
A ciclagem de nutrientes, garantida pela decomposição da serapilheira, destaca-se como um processo essencial para a manutenção dos ecossistemas amazônicos. Estudos sobre a camada de serapilheira na superfície do solo são indispensáveis, principalmente porque ajudam a fornecer informações sobre esses ecossistemas. Portanto, para definir parâmetros relacionados ao estoque e fluxo de serapilheira e nutrientes na Amazônia, realizamos uma análise qualitativa e quantitativa de artigos em publicações acadêmicas desenvolvidas na Amazônia nos últimos 40 anos (1980-2019). Identificamos 83 artigos, sendo a maioria (85,39%) desenvolvida no Brasil. Constatamos que 67% desses estudos estavam relacionados ao método de fluxo e apenas 11,24% deles estavam relacionados a ambos os métodos de coleta (estoque e fluxo de serapilheira). O estoque de serapilheira variou de 4,94 ± 2,07 Mg ha-1 a 11,05 ± 4,67 Mg ha-1 para Sistemas Agroflorestais (AFS) e Plantio Misto (MIP), respectivamente. Enquanto a serapilheira variou de 2,09 ± 1,14 Mg ha-1 ano-1 a 9,01 ± 6,09 Mg ha-1 ano-1 para ecossistemas de pastagem (PAS) e AFS. Os nutrientes da serapilheira na Amazônia seguem a seguinte ordem decrescente: N>Ca>K>Mg>P. Nossos resultados indicam a necessidade de maior atenção e investimento nas pesquisas florestais amazônicas, para que mais estudos sobre o assunto possam ser desenvolvidos, principalmente aqueles com foco na restauração ecológica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Julia Isabella de Matos Rodrigues, Walmer Bruno Rocha Martins, Victor Pereira de Oliveira, Myriam Suelen da Silva Wanzerley, Hiago Felipe Cardoso Pacheco, Felipe Cardoso de Menezes, Francisco de Assis Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.