Qualidade da água subterrânea na área urbana de Uberaba-MG: avaliação de risco à saúde
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.024301Palavras-chave:
análises físico-químicas, análises microbiológicas, índice de riscoResumo
Apesar de sua importância do ponto de vista social e econômico, e de serem mais protegidas que as águas superficiais, as águas subterrâneas podem ser contaminadas por diversas fontes, comprometendo sua qualidade para abastecimento e demandando alto investimento financeiro e de recursos humanos para sua remediação. Nesse contexto, o objetivo do presente estudo foi analisar a qualidade da água subterrânea em 8 (oito) poços distribuídos nos bairros da cidade de Uberaba-MG e avaliar o risco à saúde com base na concentração de metais potencialmente tóxicos e de íons nitrato. Os parâmetros analisados na estação seca e chuvosa foram de caráter microbiológico (Coliformes totais e termotolerantes), físico (condutividade, temperatura, turbidez e cor) e químico (pH, metais potencialmente tóxicos, alcalinidade, demanda química de oxigênio, fósforo total, nitrato, cloreto e dureza). Todos os poços analisados apresentaram coliformes totais e termotolerantes em pelo menos uma estação. Ao comparar com a legislação vigente, os parâmetros cor, DQO, fósforo total, ferro, cádmio, chumbo, níquel, manganês e cromo apresentaram valores acima dos limites permitidos, principalmente no período seco. A análise de risco à saúde mostrou-se significativa para quatro poços estudados, sendo cádmio o parâmetro com os maiores coeficientes de risco, seguido por cromo. Essas alterações precisam ser constantemente monitoradas a fim de conhecer a real qualidade da água subterrânea para consumo. Assim, os resultados encontrados contribuem para o delineamento de estudos futuros, servindo como subsídio para gestores ambientais e de saúde pública.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Caroline Reis Rezende, José Cláudio Viégas Campos, Vanessa Souza Reis Melo, Carolina Sampaio Machado, Ana Paula Milla dos Santos Senhuk, Deusmaque Carneiro Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após a sua publicação, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.