Índices ecológicos e estrutura do fitoplâncton de reservatórios urbanos abastecidos por águas estuarinas e sob os efeitos da sazonalidade (Belém, Pará, Brasil)
DOI:
https://doi.org/10.14808/sci.plena.2023.072401Palavras-chave:
diversidade, bioindicadores, reservatórios tropicaisResumo
Índices ecológicos são usados no estudo do fitoplâncton por apresentarem uma relação com sua produtividade, podendo descrever os estresses causados pelos impactos antrópicos no ambiente aquático. O objetivo deste estudo foi avaliar a estrutura do fitoplâncton e a aplicação de índices ecológicos no monitoramento da qualidade da água em reservatórios de abastecimento público em Belém (Pará). Amostragens mensais ocorreram em quatro estações nos reservatórios Bolonha e Água Preta de janeiro a outubro/2019, para determinar os fatores abióticos, bióticos e o cálculo dos índices ecológicos. A turbidez, transparência, precipitação e oxigênio dissolvido foram as principais variáveis abióticas que diferenciaram os reservatórios evidenciando a influência estuarina, sazonal e antrópica na distribuição das espécies. Foram identificadas 187 espécies do fitoplâncton com representatividade das diatomáceas. Em janeiro o reservatório Água Preta apresentou menor diversidade (2,14 ± 0,58 nats.ind-1) e equitabilidade (0,57 ± 0,14) e maior dominância (0,25 ± 0,19) com a espécie Trachelomonas volvocina em maior densidade, contrário a junho que apresentou maior diversidade e equitabilidade e sem dominância de espécies. O reservatório Bolonha apresentou menor riqueza (8,3 ± 1,9), diversidade (1,2 ± 0,5 nats.ind-1) e equitabilidade (0,32 ± 0,12) com dominância da espécie Gonyostomum sp. (0,55 ± 0,19). Neste sentido, o reservatório Água Preta foi considerado diverso com as espécies bem distribuídas no ambiente, já o reservatório Bolonha apresentou baixa diversidade e dominância de uma espécie fitoplanctônica. Os índices ecológicos descrevem bem a variação espaço-temporal do fitoplâncton destes reservatórios e são uma boa abordagem no monitoramento da qualidade ambiental.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Paola Pires, Xiomara Franchesca Garcia Díaz, Eliane Brabo de Sousa, Nuno Filipe Alves Correia de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.